PARÓQUIA SANTA MARIA ETERNA 6ox26


Pular Links de Navegação
  • Início
  • Paróquia
  • Cônego Lafayette
  • Comunidades
  • Fotos
  • Notícias
  • Artigos
  • Links
  • Contato
E-mail Área Restrita
Paróquia
 
Dados Históricos

Santa Maria do Suaçuí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua População estimada em 2012 é de 14.664 habitantes. Situada à região leste de Minas Gerais, a 360 kg da capital Belo Horizonte, santa Maria do Suaçuí tem sua economia movimenta principalmente pelo comércio, além da agricultura e pescaria e produção de laticínios.

A sociedade é marcada pela presença das tradicionais famílias como Godinho, Lopes, Salomão , Petruceli, Peixoto, Garcia, Temponi, Lacerda entre outras.
O desbravamento da região onde hoje está instalado o município de Santa Maria do Suaçuí teve seu inicio ainda com as entradas dos bandeirantes no Estado de Minas Gerais a procura de ouro e diamantes, donde um de seus mais ilustres foi Fernão Dias Paes Leme. Segundo a lenda, este teria se aventurado a cruzar as terras mineiras, saindo de São Paulo no dia 21 de julho de 1674, pelos rumos de que aqui havia um vale no qual se avistava rios e areias de ouro, além de árvores também com frutos de ouro. Segundo essa mesma crença Fernão Dias Paes Leme se maravilhou com a beleza da lagoa do Vapabuçu e da Serra Resplandecente, hoje Serra do Cruzeiro. Ainda em acordo com essas crenças o ilustre Bandeirante deixou seis de seus homens na região onde hoje se encontra o Distrito de Poaia. Estes homens seriam simplesmente responsáveis pala proteção da área, mas alem disso, acabaram por se miscigenar com as índias Botocudas que lá viviam. Mas o arraial denominado por Santa Maria Maior veio a se iniciar realmente apenas no ano de 1865, com três casas de telha e outras seis cobertas com palmeiras. Originalmente, as terras onde foram instaladas essas moradias pertenciam a Camilo dos Santos que as doou para criação de Santa Maria de São Felix. Os primeiros moradores foram o próprio Camilo dos Santos , Fortunado Chaves, Ana Alves de Oliveira, Francisca Maria da Costa, Manuel Filipe, Meofaldo Floriano e Inhambu entre outros. No arquivo da Casa Paroquial de Santa Maria do Suaçuí se encontra o original da doação com os seguintes registros:

(...) nós baixo assinados ( Camilo dos Santos Lima e Cassiano Bruno de Souza), possuidores da fazenda denominada Santa Maria Maior; declaramos que cedemos esse terreno de nossa espontânea vontade para se fazer a povoação com a mesma denominação, compreendendo oito ou dez alqueires de planta, com a condição, porém de que as pessoas que fizerem suas casa, pagarão por cada braça de dez palmos de frente hum mil reis. Indo a quantia arrecadada pelo tesouro, até que haja fabriqueiro, ser aplicada para edificação e conserto da capela. As divisas do terreno doado são: do lugar onde está a capela pelo ribeirão acima ate onde está atualmente Joaquim da Costa, do mesmo lugar dela pela estrada da onça, ate Joaquim Teles e ribeirão abaixo ate Joaquim Alves...
Esse arraial, embora não fosse todo habitado, compreendia toda a área formada pela atual Praça Jose de Sena Lima, as ruas Jose Nogueira e Antônio Temponi, Urânio, Deputado Nacip Raydan, Cônego Lafayette, Monsenhor Santos e Ali Camilo. A elevação do povoado a Distrito ocorreu logo em seguida no ano 1870. Momento em que o presidente da Província de Minas Gerais, Francisco Leite da Costa Belém, tomou a iniciativa de pedir ao Superior Geral dos Frades Capuchinhos que organizasse Colônias indígenas em Minas Gerais a fim de facilitar o processo de catequização desses índios. Entre os pioneiros estavam Frei Virgilio de Amblar e seu companheiro Frei Joaquim Lomia de Canicatti, que no inicio de 1872 fundaram o aldeamento de Santa Maria de São Felix. Importantes considerações capazes de melhor clarificar a trajetória Histórica do município de Santa Maria do Suaçuí podem ser aferidas das palavras do Historiador Nelson de Sena, veiculadas no Anuário Histórico geográfico de Minas Gerais. Segundo ele, a região onde hoje se encontra o município de Santa Maria era um...

...opulento distrito agrícola do município e termo de Peçanha que pertenceu antes de 1875 á comarca de Minas Novas, e depois, até 1881, ao município de São João batista (Comarca de Itamarandiba). Foi criada a sua Paróquia em 5 de outubro de 1870 (Lei Mineira nº 1790) e confirmado pelo parágrafo 2º do artigo 1º da Lei 2214, de três de junho de 1876. Em 1881 ganhou o distrito uma Agência de Correios. O telegrafo nacional foi inaugurado a 3 de abril de 1909. Duas escolas públicas foram criadas pela Lei 2478, de 9 de novembro de 1878, sancionada pelo vice- presidente da província de Minas Gerais, Cônego Joaquim José Sant’Anna. Pelo recenseamento de 1900, o distrito de Santa Maria apresentou um numero de 11.980 habitantes e em 1905, um colégio eleitoral de 417 eleitores, com uma população urbana de 3.000 habitantes. Na sede do Distrito o recenseamento escolar apresentou um número de 286 alunos.

Ainda como Distrito de Santa Maria do São Felix, a grandiosidade do município de Santa Maria do Suaçuí também foi abordada no jornal católico ‘A estrela polar”, elaborado pelo Bispado de Diamantina e datado de 30 de junho de 1908. Segundo a matéria veiculada no periódico que questão:


O distrito de Santa Maria do São Felix. Parte integrante do vasto município do Peçanha, está situada a 6 léguas da margem esquerda do Suaçuí Grande. Confina ao norte com Água Boa, município de Minas Novas, a oeste com São José do Jacuri e São Pedro do Suaçuí, ao sul com Ramalhete, ainda limita-se com Capelinha, São João batista (Itamarandiba) e coluna. Conta a Freguesia com quatro capelas filiais, a saber:

Santo Antônio da Folha Larga, São Sebastião do Maranhão, São Sebastião dos Cristais e Nossa Senhora da Conceição da Poaia, antigo aldeamento. A população da Freguesia é de 16.000 habitantes, sendo a do perímetro do arraial de quase 4.000. O maior diâmetro distrital é de 15 léguas, entre a cachoeira grande do Suaçuí e o alto da Boa Vista vertente para Itamarandiba (...). Situado no cruzamento de estradas entre o sertão e a mata, o distrito de Santa Maira de São Felix ocupa vantajosa posição para desenvolvimento de suas riquezas, esta circunstância geográfica concorre imensamente para as boas condições  do seus comercio ativo por exemplo: quando no Rio de Janeiro o café tipo 7 é cotado a 4$000, café deste distrito, exportado em grande escala para Montes Claros e Januária, é vendida com muita procura, a 6$000 e 7$000, mesmo sem um bom preparo em maquinas, que aqui não há. Infelizmente luta-se com dificuldade para o transporte em costas de burros: não temos estradas boas, nem mesmo sofríveis!
Assim, com o natural desenvolvimento do distrito de Santa Maria de São Felix e o consequente adensamento da região, teve inicio o processo de fundação do Município de Santa Maria do Suaçuí em sete de setembro de 1923. Já como município de Santa Maria do Suaçuí projetou um de seus mais importantes moradores, o Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, mesmo que sua chegada tenha ocorrido ainda em 1917. O Servo de Deus possui importância impar para a história não apenas do município, mas também para a região como um todo. Assim chegado para auxiliar o Padre Jose Maria Reis, o então Padre Lafayette imprimiu uma de suas principais marcas, qual seja, a preocupação com a Assistência Social e a oferta de melhores condições de assistência aos seus fieis.
Com seu falecimento em 21 de setembro de 1961, seus fieis aram a se organizar para tratar essa data como uma importante efeméride católica. Nesse dia Santa Maria do Suaçuí recebe fiéis de toda a parte do Brasil se transformando em um grande centro de peregrinação. Outra data que tem ganhado destaque como efeméride católica é o aniversário de nascimento do servo de Deus. Em todo dia 10 de novembro é feita uma cavalgada com origem no município vizinho de José Raydan com destino a Santa Maria do Suaçuí para missa que celebra a vida do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho. A cada ano o montante de fiéis que participam testa cerimônia só vem aumentando, e existe uma forte tendência que esse número de participantes da mesma alcance rapidamente o numero de fieis que presenciam todo o ano a missa do aniversário de morte do Servo de Deus, cerca de 25 mil pessoas.Hoje o município de Santa Maria do Suaçuí conta com mais de 14 mil habitantes, sendo a maior parte dessa população ocupa o Distrito sede. 

Suas principais atividades econômicas são o comércio, a agropecuária e a agricultura. Na agricultura se destacam a produção de cana de açúcar, café, feijão e milho, e na pecuária a produção de bovinos e galináceos. Atualmente Santa Maria do Suaçuí conta com a existência de Escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e ensino profissionalizante. O Sistema de telefonia é feito pela concessionária OI, o tratamento e abastecimento de água é de responsabilidade da COPASA ( Companhia de Saneamento e Abastecimento de Água de Minas Gerais). Entretanto, o tratamento de esgoto é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

O fornecimento de energia para todo o município é de responsabilidade da CEMIG. O município ainda possui três hotéis e um Hospital, denominado por Hospital Santa Maria Eterna e associado ao SUS (Sistema único de Saúde).
Padres que já aram por Santa Maria do Suaçuí:
  • Padre João Celestino Mota
  • Padre José Maria dos Reis
  • Cônego Lafayette da Costa Coelho
  • Cônego José de Ávila Garcia
  • Padre José Gonçalves de Souza
  • Padre Sérgio Ribeiro dos Santos
  • Padre João Gabriel Mota
1878
1896
1917
1961
1961
1962
1962
  • Padre Luiz Barroso de Oliveira
  • Padre Sant Clair Ferreira Filho
  • Padre Sebastião Madureira da Silva
  • Padre Jacy Diniz Rocha
  • Padre Derci Gonçalves da Silva
  • Padre Dilton Maria Pinto
  •  
1964
2003
2003
2012
2014
2015

 
Fontes: Paróquia Santa Maria Eterna – Santa Maria do Suaçuí - MG
           Secretaria Municipal da Educação de Santa Maria do Suaçuí - MG
INICIO COMUNIDADES ARTIGOS
/psantamariaeterna

Diocese de Guanhães

Santa Sé
PARÓQUIA FOTOS LINKS
CÔNEGO LAFAYETTE NÓTICIAS CONTATO
Copyright © Organização Virtual
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política (clique aqui). Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir

carregando Processando ...